Basílica de Santa Maria – Cracóvia – Polônia

A Basílica de Santa Maria ou igreja da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria (em polaco, Kościół Wniebowzięcia Najświętszej Maryi Panny (Kościół Mariacki) ) de Cracóvia , Polónia , é uma igreja proeminente do estilo gótico, localizada na Praça do Mercado da antiga capital nacional.

A igreja foi declarada uma basílica em 09 de março de 1970 .

História

De acordo com o cronista Jan Długosz , a primeira igreja paroquial, na praça principal de Cracóvia foi fundada em 1221-1222 pelo Bispo de Cracóvia, Iwo Odrowaz . O edifício foi destruído durante a invasão mongol da Polônia. Entre 1290-1300 uma nova igreja gótica foi construída sobre bases anteriores. Foi consagrada vinte anos depois, em 1320.

A igreja foi totalmente reconstruída sob o reinado de Casimiro III o Grande entre 1355 e 1365, sob a iniciativa dos moradores de Cracóvia para rivalizar com a Catedral de Wawel, com contribuições substanciais de Mikołaj Wierzynek, restaurador. O edifício é feito principalmente de tijolo, alongando o presbitério e adicionando as janelas altas. O corpo principal da igreja foi concluída em 1395-1397, quando foi construído o novo vault pelo mestre Nicolas Werhner Praga. No entanto, a abóbada acima da capela-mor entrou em colapso em 1442, possivelmente devido a um terremoto, que nunca antes ou depois aconteceu na Cracóvia.

Na primeira metade do século XV, foram adicionadas as capelas laterais. A maioria delas foram o trabalho do mestre Franciszek Wiechoń. No mesmo tempo, as duas torres quadradas, foram concluídas entre os anos 1400 e 1406 . Lá, a mais alta torre norte (80 m) foi concebida para servir como uma torre de vigia para a cidade inteira. Em 1478, Heringh carpinteiro Maciej (ou Heringk) levantou um capacete Gotico com pontas para a torre. Ele foi colocado sobre ele uma coroa de ouro em 1666, que ainda está presente hoje. A torre mais baixa (69 m), ao qual foi adicionada um elemento do Renascimento no século XVI , ela serve como um campanário da igreja.

No final do século XV, a igreja de Santa Maria foi enriquecida com duas peças de renome esculpidas por Veit Stoss : o retábulo de madeira , o maior da Europa, 12 m de comprimento e 11 m de altura, esculpida entre 1477 e 1489, gótico tardio; e um grande crucifixo de arenito .

No século XVIII, por decisão do vigário Jacek Augustyn Łopacki, o interior foi reconstruído em estilo barroco tardio. O autor deste trabalho foi Francesco Placidi , que também desenhou a fachada principal , um pórtico barroco pentagonal. Foram substituídos nos 26 altares, todos os móveis e os bancos e as pinturas foram decorados com o trabalho policromada de Andrzej Radwanski.

No início do século XIX, a cidade decidiu que um cemitério perto da Basílica deveria ser fechado e transformado em uma praça pública. Hoje ele é conhecido como Plac Mariacki (Plaza Mariana).  Nos anos 1887-1891, sob a direcção de Tadeusz Stryjeński foi introduzido nos neo Basílica – design gótico. O templo  com murais concebidos e financiados pelo pintor Jan Matejko , que trabalhou com Stanislaw Wyspianski e Józef Mehoffer , os autores das janelas do presbitério.

Dentro, uma placa comemorativa foi colocada em homenagem a João Paulo II , que era arcebispo da cidade antes de ser papa.

Em 18 de abril de 2010, foi realizada na Basílica uma cerimônia fúnebre para o presidente polonês Lech Kaczynski e sua esposa Maria. Mais tarde, os caixões foram transportados e enterrados em uma cripta da catedral de Wawel .

Do alto da torre norte a cada hora um trompetista desempenha o Hejnał mariacki , uma canção tradicional polaca que vai ao ar ao meio-dia através do rádio, e em todo o país. Esta tradição é feito para comemorar o século XIII, um trompetista foi morto por um tiro na garganta ao fazer soar o alarme antes que iniciasse a invasão mongolica. Por esta razão, é conhecida como a torre Hejnał.

Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Mar%C3%ADa_(Cracovia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: